Massa:
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de raspas de limão
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
Recheio:
5 colheres (sopa) de vinho do Porto
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 xícara (chá) de goiabada
Modo de Preparo:
Massa:
bata as claras na batedeira até atingir picos firmes. Junte, aos poucos, as gemas e o açúcar e bata por mais 2 minutos. Adicione a farinha de trigo e a fécula de batata, peneiradas, sem bater, apenas misturando com uma colher. Aqueça o leite com a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e, assim que ferver, despeje na massa. Junte o fermento e as raspas de limão e misture delicadamente. Unte duas fôrmas para bolo pequenas e redondas, de 21 cm de diâmetro, com a manteiga reservada e enfarinhe. Despeje a massa e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por 25 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.
Recheio:
Coloque a goiabada em uma panela com 1/2 xícara (chá) de água e leve ao fogo alto para derreter.
Montagem:
Desenforme os bolos e retire as cascas das laterais e das superfícies. Coloque um dos bolos em um prato, umedeça com um pouco de vinho e espalhe metade da goiabada. Repita o processo e polvilhe o açúcar de confeiteiro.
Dicas:
Os ovos que serão usados para preparar os bolos devem ser retirados da geladeira 1 hora antes e deixados em temperatura ambiente. Dessa forma, incorporam mais ar quando batidos e o bolo fica mais leve.

Nenhum comentário:
Postar um comentário